A atividade física intensa – mas não a moderada- está associada a melhor tolerância à glicose, de acordo com um estudo publicado no periódico “Annals of Internal Medicine”.
O estudo avaliou 300 adultos obesos, randomizando-os para uma das quatro intervenções mostradas a seguir (todas as intervenções de exercícios físicos incluíram 5 sessões de esteira semanal):
1) Nenhum exercício
2) Exercícios em pouca quantidade& baixa intensidade (180 e 300 kcal / sessão para mulheres e homens, respectivamente, a 50% do consumo máximo de oxigênio [pico de VO2])
3) Exercícios em grande quantidade& baixa intensidade (360 e 600 kcal / sessão, 50% do pico de VO2)
4) Exercícios em grande quantidade & alta intensidade (360 e 600 kcal / sessão, 75% do pico de VO2)
Após 24 semanas, a circunferência abdominal foi reduzida significativamente em todos os grupos que praticaram exercícios, em media, 4,5 centímetros a menos em comparação com o grupo controle.
Exercícios vigorosos estiveram associados a melhoria na tolerância a glicose entre aqueles que praticaram exercícios de alta intensidade. A tolerância à glicose não diferiu significativamente entre os grupos de baixa intensidade e grupo-controle.
Dica: Aumente a intensidade do exercício regular simplesmente elevando a inclinação da esteira ao andar ou caminhe em um ritmo mais intenso.